domingo, 12 de julho de 2015

Primeira Vez no Cinema

Oi, gente querida! Tudo bem com vocês?

Levamos João Guilherme ao cinema pela primeira vez e vim aqui compartilhar com vocês essa experiência!

Cada criança tem seu tempo e seus limites! Cabe aos pais decidir qual o melhor momento para levar pela primeira vez. Algumas vão antes dos dois anos de idade e dá super certo! Outras vão depois de completar três/ quatro anos...

Aqui a estréia no cinema foi aos 2 anos e 7 meses. Levamos em consideração o fato dele ter começado a concentrar em filmes, muito embora nunca tenha assistido um completo. O João, ao contrário de muitas crianças, não é muito de tv. Ele gosta mesmo é de brincar. Só concentra em desenhos animados quando está com sono e mesmo assim não é por muito tempo.

Mas o lançamento e a repercussão do filme Divertida Mente, a nossa paixão por filmes de animação e o fato de não termos com quem deixá-lo para ir ao cinema fez com que criássemos coragem e levássemos ele.


Personagens do filme.

O filme é maravilhoso! Resumidamente, podemos dizer que ele aborda, de forma lúdica, cinco  dos nossos sentimentos básicos: alegria, tristeza, medo, raiva e nojo. E mostra que é necessário que haja harmonia entre eles para que possamos viver bem!

Assim, apesar de ser uma animação, percebe-se que não é um filme tão infantil... Comparo-o ao livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry que, apesar de ser um livro infantil, deveria ser de leitura obrigatória para todos os "adultos" exatamente por abordar sentimentos básicos como amor, amizade e perda.

Dito isso, vou contar nossa experiência!

Nós, antes de começar os treilers.

Como de costume, expliquei a ele o que íamos fazer, como era o cinema e como ele deveria se comportar! Aproveitamos uma sexta-feira em que o marido chegou mais cedo do trabalho para levarmos, já que no fim de semana é sempre cheio, especialmente nas férias.

Compramos o ingresso, pipoca, mas só entramos faltando uns cinco minutos para começar os trailers já pra não entediá-lo. Ele estava curtindo tudo! Começado os treilers, ele foi para o colo do pai e eu me sentei ao lado deles.

João, no colo do pai, super concentrado.


Enquanto o pacote grande de pipoca e o interesse pela novidade durou, foi tudo ótimo! Mas no meio do filme ele perdeu totalmente o interesse. Desceu do colo do pai, ficou brincando com o Thomas pelas poltronas, começou a chamar pra ir embora... Conversamos com ele, o pai o aconchegou no colo e lancei mão da chupeta: assim conseguimos levar até o fim, mas, claro, com inúmeras interrupções!

Conclusão: o filme (excelente, diga-se de passagem) não era o ideal para a idade dele. Quando os diálogos começaram a ficar mais complexos e os dilemas sentimentais mais intensos, ele perdeu logo o interesse.

Apesar de tudo, considero nossa primeira experiência no cinema um sucesso! Afinal, mesmo com algumas interrupções, conseguimos ver todo o filme! Estou até animada para levá-lo para assistir Minions! Acho que vai despertar mais o interesse dele!

E vocês? Com quantos anos levaram os filhotes para o cinema pela primeira vez? Compartilhem com a gente! É sempre muito bom trocar experiências!

Xêru grande!

Carol

domingo, 5 de julho de 2015

Como fazer cuscuz

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Toda vez que faço cuscuz e posto foto no Instagram recebo um monte de questionamentos quanto ao modo de preparo. Como faço pra não ficar seco, não ficar duro, não esfarelar etc.




Diante de tantas dúvidas, resolvi fazer um passo a passo para que todos possam apreciar essa delícia da culinária nordestina!

Espero que gostem!

INGREDIENTES:

*farinha de milho tipo flocão;
*sal a gosto;
*quanto baste de água.

Primeiro, para fazer um bom cuscuz, você vai precisar de farinha de milho tipo flocão

No Nordeste, há muitas opções de marcas. Lá em Fortaleza gostamos muito do flocão da marca Santa Clara. Aqui em Porto Alegre achei esse da Yoki e somente nos Supermercados Bourbon. É bem gostoso também.




Como podem ver, o flocão de milho parece um "farelo" e é bem seco. Então, para fazer o cuscuz, você vai precisar hidratá-lo.

Coloque a quantidade de flocão necessária para fazer o seu cuscuz (uma porção individual como o da primeira foto do post levou umas 4 mãos cheias de flocão), adicione sal a gosto (aqui em casa não coloco sal porque os acompanhamentos já tem sal e nós já nos acostumamos) e vá adicionando água aos poucos. Eu costumo ir pingando a água com a própria mão e mexendo até dar o ponto.




Vá pingando água e mexendo até formar uma massa uniforme. Sabemos que o cuscuz está pronto quando apertamos na mão e a massa não quebra.

Aqui, não está no ponto.

Quando a massa do cuscuz está pronta, além de não quebrar quando apertamos na mão, sentimos, também, escorrer um pouquinho de água quando esprememos.

Aqui está no ponto.

Massa pronta, acomode-a na travessa como na foto acima e deixe descansar por uns 10 minutos. Enquanto isso, encha a cuscuzeira de água e coloque no fogo para ferver.



Passado os 10 minutos, coloque o cuscuz na cuscuzeira com a ajuda de uma colher. Apenas acomode a massa na cuscuzeira, não comprima a massa! Se amassar ou espremer a massa na cuscuzeira, o cuscuz vai ficar duro.



Caso queira fazer cuscuz recheado, faça um buraco no meio e adicione o recheio. Na foto abaixo, recheei com mussarela, mas você pode fazer com queijo coalho, carne moída, carne seca etc.



Agora é só completar com massa, sem espremer, tampar e levar ao fogo.



Quando começar a sair fumaça do cuscuz, conte 5 minutos e seu cuscuz estará pronto! Você pode comê-lo puro, com leite morno, com carne assada, como cozidos em geral. Eu particularmente amo cuscuz com galinha cozida. É, sem dúvidas, um dos meus pratos preferidos!

Já no café da manhã, gosto de cuscuz com leite e ovo! Hummmm...

Aqui o cuscuz recheado com queijo mussarela pronto:

Fica uma delícia!


Outra coisa que gerou muitas perguntas foi minha cuscuzeirinha. Bom, no Nordeste ela é muito comum e muito fácil de encontrar. O bom dela é que fazemos porções individuais de cuscuz. Aqui em casa, meu marido carioca não gosta de cuscuz, então faço apenas um e divido com o João Guilherme que ama!

Mas seguindo essas mesmas orientações, vocês pode fazer o cuscuz na cuscuzeira normal. Caso sobre, você pode fazer uma farofa para o almoço, por exemplo.

Espero que tenham gostado das dicas! E se fizerem, não deixem de me contar!

Xêru grande

Carol



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Bolo de Cenoura com cobertura de Brigadeiro

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Ontem fiz um bolo cenoura com cobertura de brigadeiro que fez sucesso no Instagram. Modéstia a parte, esse bolo é muito bom!

Como sei que algumas pessoas tem dificuldades na cozinha, resolvi fazer um passo a passo, assim qualquer um poderá fazer e se deliciar.

Ah! A receita só do bolo não leva leite então está permitido para os alérgicos à proteína do leite. Sempre fiz pro João e ele ama!

Vamos ao bolo!

INGREDIENTES:

*2 cenouras médias picadinhas;
*3 ovos médios (dessa vez usei 4 porque os ovos estavam muito pequenos);
*1 xícara de açúcar (uso o demerara e dá super certo!);
*1/2 xícara de óleo vegetal (aqui uso o de girassol);
*2 xícaras de farinha de trigo sem fermento peneirada;
*1 colher de sopa de fermento.





PREPARO:

Adicione os quatro primeiros ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea.

Dica 1: adicione primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos. Facilita na hora de bater.




Dica 2: quebre os ovos um a um em uma tigela a parte e só então coloque no liquidificador. Assim você não corre o risco de perder os ingredientes já adicionados caso um dos ovos não esteja bom para consumo.


Em uma vasilha grande, adicione a farinha de trigo peneirada e acrescente a mistura do liquidificador. Bata com um batedor de arame até que a farinha seja totalmente incorporada e forme uma massa homogênea.



Feito isso, adicione o fermento e incorpore delicadamente, isto é, mexa o suficiente para o fermento misturar à massa.



Dica 3: a tampinha do pote de fermento corresponde a uma colher de sopa!



Fermento incorporado, despeje a massa em uma forma untada com um pouco de óleo (para APLV, quem não tem problemas com proteína do leite pode untar com manteiga ou margarina) e farinha de trigo. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos a 180°C por mais ou menos 40 minutos ou até você espetar um palito e ele sair limpo.



Dica 4: você pode usar a forma que quiser, inclusive cupcakes. Metade dessa receita rende mais ou menos 12 cupcakes. E dessa vez fiz na panela elétrica de pressão. Deu super certo!

Bolo pronto!




Vamos à cobertura? Essa receita é a mesma do meu brigadeiro de copinho.

INGREDIENTES:
*1 lata de leite condensado;
*1 colher de sobremesa de manteiga;
*3 colheres de sopa de chocolate em pó;
*1/2 caixa de creme de leite.

PREPARO:

Leve os três primeiros ingredientes ao fogo numa panela mexendo sem parar até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e mexa bem até incorporar completamente e parar de borbulhar. Está pronta! É só cobrir o bolo!



É isso! Bem explicadinho, mas se ainda restarem dúvidas podem perguntar que respondo com o maior prazer!

E se fizerem não deixem de me falar!

Xêru grande!

Carol